Dicas para ter dentes saudáveis

Postado em 20/12/12
Imagem meramente ilustrativa

Cuidar dos dentes é algo que a maioria de nós faz como parte da rotina. Porém, você tem certeza que está fazendo tudo certo? Para tirar todas as dúvidas, o Vila Equilíbrio foi conversar com a especialista em Odontopediatria e em Ortodontia.

 

O principal instrumento de higiene bucal é a escova de dentes e ela merece atenção especial. De acordo com Vivian, a escova tem um prazo de uso. Ela deve ser trocada em média de três em três meses. Mas se antes disso ela estiver estragada não continue usando. "As cerdas sofrem processo de fadiga e degradação, perdendo com isso sua eficiência."

 

Outros cuidados importantes com a escova têm a ver com a higienização. Vivian explica que é importante sempre lavar a escova com água corrente e se quiser pode até borrifar antisseptico nas cerdas. "Guarde a escova quando estiver seca em um porta-escovas ou estojo, mas nunca deixe-a solta na pia, evitando contaminação por bactérias."

 

Além da escova, a pasta de dentes também é bastante importante no processo, nesse caso a especialista alerta que pasta demais atrapalha. "A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes"

 

Os bochechos com antissépticos também não precisam ser usados sempre. "Não há necessidade de usá-lo a cada escovação. Os bochechos oferecem sensação de frescor, hálito puro, porém não substituem de maneira alguma a escovação mecânica."

 

Confira a lista de orientações fundamentais para o cuidado com os dentes:

 

1) A escova dental é a "atriz principal" deste filme e deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.

 

2) A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia, porém diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.

 

3) O fio dental ao lado da escova também é o "ator principal" indispensável a saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna.

 

4) Para ajudar a ter dentes saudáveis, a dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açucares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que idealmente devem-se escovar os dentes após cada refeição.

 

5) Os doces de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.




Ortoclin Odontologia
Av. Rio de Janeiro, 4351 - Umuarama/PR
44 3622-8921 - 44 3055-4020 - 44 9948-7389