Ortodontia Corretiva

Após cessado o crescimento, a ortopedia funcional dos maxilares fica comprometida por não contar mais com um desenvolvimento crânio-facial que auxilie no reposicionamento dentário e ósseo, essa fase é realizada em pacientes adolescentes e adultos, com aparelhos fixos.

Ortodontia de associação: nos casos em que o paciente possui uma discrepância óssea grande entre as arcadas dentárias, ou seja, o problema não é dentário somente e sim causado por uma diferença de tamanho ou posicionamento entre os ossos maxilares, a cirurgia ortognática (cirurgia que reposiciona alguns ossos da face) está indicada. O tratamento é realizado junto com um cirurgião que será responsável por realizar a cirurgia, após um tratamento com aparelho fixo para preparo para tal procedimento. Após a cirurgia algumas pequenas correções ortodônticas são feitas para finalização do caso.

Ortodontia para pacientes periodontalmente comprometidos: trata-se de um tratamento menos invasivo, no qual pacientes que possuem reabsorções ósseas horizontais (perda de osso e estruturas de suporte dos dentes) passam por um tratamento com forças muito leves aplicadas sobre os dentes e um rigoroso acompanhamento radiográfico, para melhor estética, função e saúde periodontal.

Ortodontia para preparo para reabilitação: muitas vezes pacientes que perderam os dentes permanentes e necessitam de uma reabilitação com implantes e próteses sobre implantes precisam passar antes por um tratamento ortodôntico, para corrigir o posicionamento dos demais dentes, manter, aumentar ou diminuir o tamanho do espaço a ser submetido à reabilitação.

Durante o tratamento ortodôntico, são utilizados aparelhos fixos (bráquetes) e outros dispositivos auxiliares. Os bráquetes podem ser metálicos ou estéticos (transparentes),convencionais com o uso das ligaduras elasticas( borrachinhas) ou auto ligados sem a necessidade ligaduras elásticas.

Aparelhos Ortodonticos com o uso de ligaduras elásticas:
- Aparelhos fixos de metal são os aparelhos produzidos com aço inoxidável, são extremamente resistentes .Hoje e possível encontrar braquetes pequenos para uma melhor estética e conforto para o paciente.
Aparelho de metal nacional
Aparelho de metal importado
- Aparelhos fixos estéticos representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter um sorriso metálico durante o período de tratamento. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples são feitos de plástico ou de fibra de vidro e os de melhor qualidade, de porcelana ou ainda melhor de safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.
Aparelho estético - Opção de fio estético ou metal
Aparelhos Ortodonticos auto ligados:
Os aparelhos autoligados são assim tão eficientes porque não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para manter o fio no aparelho. Isso diminui drasticamente o atrito entre o fio e o bráquete, permitindo a aplicação de forças super leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, além de trazer mais conforto e ser mais fácil para a higienização. O mecanismo também diminui o tempo de tratamento.
Aparelho Smart Clip Estético
Aparelho Smart Clip de Metal
Na Finalização do tratamento ortodôntico é necessário a utilização de contenções para manutenção do tratamento ortodôntico a longo prazo. É utilizado placa de Hawley no arco superior por aproximadamente 6 meses e contenção 3/3 fixa inferior por tempo indeterminado dependendo do problema ortodôntico do paciente.
Placa de Hawley como contenção da finalização do tratamento ortodôntico instalada no paciênte
Contenção fixa inferior após término de tratamento ortodôntico corretivo
Contenção fixa inferior de fácil higiênização
Ortoclin Odontologia
Av. Rio de Janeiro, 4351 - Umuarama/PR
44 3622-8921 - 44 3055-4020 - 44 9948-7389