Ortopedia Funcional dos Maxilares

Ortopedia Funcional dos Maxilares atua nas bases ósseas, sensibilidade e motricidade oral.

Os ossos e músculos da boca precisam disparar estímulos vigorosos para que cresçam de forma adequada. A dieta atual de consistência macia não promove esta estimulação exigida pela natureza. Por isso o profissional de odontologia especializado em Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) deve acompanhar o desenvolvimento da criança e corrigir desvios de desenvolvimento.

Ao nascimento o crânio apresenta cerca de 70% do tamanho adulto enquanto a face, logicamente incluindo a boca, cerca de 30%. Significa que esta porção do esqueleto precisa de muito mais estímulo pós-natal para adquirirem a proporção adulta. Esses estímulos consistem na quantidade e qualidade das funções exercidas como: respiração, deglutição, sucção e mais tarde mastigação e fonação. O conjunto destas funções consistem na matriz de crescimento do todo.

Deste modo a saúde da boca começa com a amamentação no seio materno que promove maturação dessas funções essenciais, incluindo o amamentar alternado nos seios que preparara a futura função mastigatória bilateral alternada.

O tratamento ortopédico pode ser realizado para estimular o desenvolvimento da mandíbula quando a mesma apresenta deficiência de crescimento, nestes casos poderá ser usado dentre os aparelhos ortopédicos o BIMLER no caso de deficiência mandibular com mordida profunda ou o KLAMT no caso de deficiência mandibular com mordida aberta anterior.
Aparelho Ortopédico BIMLER
Aparelho Ortopédico KLAMT
Quando a deficiência de crescimento é da maxila é utilizado um disjuntor palatino fixo com a mascara facial para estimular o crescimento da mesma.
Máscara facial para uso em pacientes classe III em fase de crescimento
Disjuntor Palatino
Quando a excesso de crescimento da maxila a mesma poderá ser controlada com a utilização da placa de hawley com o aparelho extra bucal de uso noturno com elásticos com força ortopédica.
Placa de Hawley
Extra Bucal
Ortoclin Odontologia
Av. Rio de Janeiro, 4351 - Umuarama/PR
44 3622-8921 - 44 3055-4020 - 44 9948-7389